Ao navegar na internet é comum ser frequentemente surpreendido pelas chatas janelinhas que pulam com publicidade e ofertas “imperdíveis”, os famosos pop ups. Elas aparecem na sua tela de forma automática e sem sua permissão, sobre a janela do seu navegador.
Mas o que muita gente nem desconfia é que uma janela dessas pode trazer uma ameaça ao seu computador. Muitas janelas de pop ups possuem links que podem ser redirecionados a páginas fraudulentas ou instalar algum programa malicioso.
Exemplos mais comuns que eu encontrei viajando pela rede:
A GRANDE MAIORIA QUANDO VOCÊ CLICA ACABA INFECTANDO O SEU COMPUTADOR COM UM TIPO DE VIRÚS CHAMADO CAVALO DE TRÓIA...AI JÁ É TARDE!
EXEMPLO 1
EXEMPLO 2
ATENÇÃO NÃO SAIA CLICANDO EM QUALQUER AVISO TENTADOR DESSES!
EXEMPLO 3
EXEMPLO 4
EXEMPLO 5
EXEMPLO 6
EXEMPLO 8
EXEMPLO 9
E a melhor parte, você ganhou um prêmio por isso! Fique alerta! Ninguém sai distribuindo prêmios pela rede, não acredite nesse golpe.
EXEMPLO 10
ESSE É O MAIS OUSADO DE TODOS QUE EU JÁ VI!!!
CLICOU MEU FILHO...JÁ ERA...É VIRÚS NA CERTA!
Fique alerta para não ser enganado
Falta de atenção também é alvo de fraudes
Muitas vezes, quando surge uma janela demandando sobre algum comando, é comum clicarmos em OK ou na opção marcada sem prestarmos atenção no conteúdo da pergunta.
Caso apareça alguma pergunta diferente, é possível que você clique em OK sem prestar atenção e caia num golpe, instalando algum programa indesejado.
Um caso de falta de atenção é alvo fácil para este tipo de fraude: perceba que a janela é igual a do navegador, mas possui estranhos erros de português e demanda a instalação de um software que pode ser suspeito.
Fique atento e controle sua curiosidade
Na internet há muitos vírus, programas espiões e ladrões de senhas rolando soltos, esperando por um clique desatento. Pode ser uma janela com uma proposta tentadora ou inocente, ou até mesmo imitando um programa do seu próprio sistema.
Em suma, não clique em tudo o que você vê, pois como já diz o ditado: “a curiosidade matou o gato”. Até mesmo o botão de fechar pode ser malicioso, nesse caso prefira o atalho “Alt+F4”.
0 comentários:
Postar um comentário